
Soluções eficientes para gestão empresarial

Gestão Organizacional
· Normatização e Controle
· Auditoria e Certificação da Qualidade
· Metodologias e Processos
· Gestão de Projetos
Gestão da Qualidade
Foco no cliente, melhoria dos processos, envolvimento das pessoas.
Nós temos ajudado a elevar a qualidade oferecida por nossos clientes.
Eles foram capazes de satisfazer as necessidades dos seus clientes, reduzir custos, melhorar a produtividade, aumentar os lucros, identificar oportunidades de melhoria, tomar medidas preventivas e preditivas, obter a participação e comprometimento de todos e padronizar seus processos, através de nossos treinamentos especializados por um mínimo de investimentos.
Redução de custos e de retrabalho; aumento de produtividade, competitividade e rentabilidade; satisfação dos clientes internos e externos; melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços; adequação da estruturação interna; preparação da organização para receber a certificação da ISO; saber o que os clientes desejam; definir defeito zero como o padrão. Essas têm sido as principais preocupações que encontramos junto a outros executivos.
Qualidade é hoje um fator essencial de competitividade e terá ainda uma importância maior. Oriente você também sua empresa para o futuro, garantindo o seu sucesso a longo prazo, com o estudo e a aplicação dos conhecimentos de nossos especialistas.
· 5 S's
· Análise de capacidade de processos
· Auditoria e garantia da qualidade
· Quality function deployment
· Círculos de controle da qualidade
· Certificação ISO
· Não-conformidades, ações corretivas e preventivas
· Como atingir metas
· Sensibilização pela qualidade total
· Controle estatístico de processos
· Avaliação de desempenho operacional
· Custos da qualidade e do processo
· Detalhamento das Normas ISSO
· Engenharia da qualidade
· Envolvimento dos funcionários
· Ferramentas da qualidade
· Gerência participativa
· Gerenciamento da rotina
· Gerenciamento interfuncional
· Gerenciamento pelas diretrizes
· Gerenciamento por processos
· Gestão ambiental
· Metodologias de análise e solução de problemas
· Plano de ação para a qualidade
· Satisfação total dos clientes
· Gerenciamento da documentação
· Normatização e padronização
· Níveis de qualidade
· Planejamento da qualidade e plano de controle
· Priorização
· Produtividade, qualidade e tecnologia
· Ciclo PDCA
Eliminar desperdícios, satisfazer cada vez mais e melhor as necessidades dos clientes, e estimular a criatividade e a participação de todos os envolvidos no processo produtivo, são fatores essenciais para obter e garantir o sucesso no mundo dos negócios.
Quando há pressa e falta tempo para alcançar os objetivos da qualidade, sua empresa pode contar com quem trabalha de modo participativo, simples e eficiente. Conte com a Diamond.
5S's
Como preparar a sua empresa para a Qualidade Total, combatendo o desperdício, criando um novo ambiente, com muita organização, limpeza, motivação e comprometimento?
Conheça o Programa Diamond 5S’s.
Resultados imediatos:
· melhora da qualidade dos serviços, as condições de trabalho e a utilização do tempo;
· reduz custos e desperdícios de materiais, energia e de mão de obra;
· melhora a imagem da empresa, interna e externamente;
· aumenta o aproveitamento dos espaços físicos da empresa;
· deixa os departamentos mais bonitos, limpos e organizados.
Melhora o ambiente de trabalho:
· mais qualidade de vida para todos;
· propicia uma atmosfera de cooperação, participação, responsabilidade e criatividade e cria um espírito de melhoria.
Capacita para a Qualidade Total:
· fornece a base cultural para novas melhorias, viabiliza a implantação de outros programas e acelera a modernização da empresa;
· desperta o sentido de aperfeiçoamento;
· aprimorar a relação empresa-trabalhador
Programa Diamond 5S's: Para empresas que desejam maior qualidade, competitividade, produtividade, maior satisfação dos seus clientes internos e externos, além de um ambiente muito limpo e organizado.
ERP
A oferta de pacotes de gestão empresarial nunca foi tão grande. Gigantes estrangeiros e fornecedores de soluções nacionais disputam a preferência das empresas de grande, médio e pequeno portes. Por isso, a escolha de soluções e o modelo de implementação estão sendo cada vez melhor avaliados pelas empresas, que buscam aumentar o seu grau de competitividade em uma economia globalizada, já que o retorno de investimento passou a ser a expressão chave.
Em função da velocidade com que o mercado competitivo exige respostas das empresas, a rapidez no encontro de soluções é um diferencial importante a favor das organizações. Por isso, a Diamond analisa e recomenda as melhores práticas de negócio à Cadeia de Valor e as melhores tecnologias de informação que habilitam estas práticas.
E é exatamente nesse momento que a Diamond poderá auxiliá-lo a selecionar, entre as mais avançadas soluções de gestão empresarial, a mais acertada para o seu segmento, tamanho e características. Você obterá o compromisso de toda a organização com as mudanças culturais e de processos, necessárias à renovação tecnológica e ao sucesso do projeto, aumentando o grau de participação de todos no processo, ao verificarem que existe um projeto formal em andamento, com ajuda externa.
O processo de seleção do pacote deve ser pragmático, mas rigoroso o suficiente para evitar uma escolha errada. Uma falha nesse sentido pode resultar no uso de processos e tecnologia totalmente inadequados à cultura e operação do negócio da sua empresa, o que, com certeza, comprometeria o desempenho da mesma.
São muitos os benefícios propostos pelos fornecedores de ERP's, muitos deles totalmente intangíveis ou subjetivos, tais como: plena integração entre os processos, minimização do risco de perdas financeiras, amplo suporte à rápida tomada de decisões, etc. Mas qual é o valor agregado dessas soluções?
O ROI Diamond visa o estudo completo da viabilidade econômica de um projeto de investimento em um ERP, demonstrando aos executivos que os resultados futuros da empresa investindo em um projeto ERP poderão ser melhores (ou não) que os resultados que teriam sem realizar esse novo investimento.
Tratando o impacto da adoção de um sistema de gestão empresarial, a integração desse ambiente com outras tecnologias e a avaliação do retorno desse investimento, o serviço é totalmente baseado em um eficaz método de cálculo de ROI, com avaliação dos benefícios potenciais, em cada área, discussão dos riscos envolvidos e minimização dos mesmos por meio de um bom planejamento do projeto.
O ROI Diamond é a chave para que, ao final do projeto de implementação de um ERP, os executivos possam responder à pergunta: "Valeu a pena?".
Cada vez mais, setores industriais têm se tornado indústrias globais. A mudança para a globalização tem sido forçada pelos mercados emergentes da Ásia e América do Sul, pelo crescimento econômico dos Estados Unidos e por uma crescente diferença nos custos de produção entre os países. Para competir globalmente, os produtores necessitam mudar seus negócios continuamente e melhorar a passo acelerado.
Existem muitas maneiras de gerenciar estas necessidades de mudança. Os fabricantes podem adotar novas filosofias de gerenciamento e produção - muitos já o fizeram - ou podem introduzir maneiras mais apropriadas para organizar o trabalho e gerenciamento. Outra maneira é explorar a tecnologia de maneira mais eficiente que seus competidores, usando suporte IT para gerir seus recursos da maneira mais adequada possível. Esta área tem se desenvolvida rapidamente: o Planejamento dos Recursos da Empresa (ERP) atravessou duas gerações em menos de dez anos.
Não obstante, os fabricantes ainda encontram dificuldades em selecionar um sistema apropriado que realmente forneça uma vantagem em relação a seus competidores e auxilie em sua necessidade de competir internacionalmente. O Roi Diamond aumentará suas chances de escolher uma solução acertada, reduzindo, ao mesmo tempo, tempo e custo do processo de seleção.
Produto para quem pretende implantar; para quem tem dúvidas dos reais benefícios de um ERP; ou para quem iniciou a implantação e está encontrando dificuldades como falta de foco e de definição das áreas a serem priorizadas e que também trariam maiores ganhos para a empresa.
Foco na melhoria dos processos, não na implementação da TI, principalmente porque TI aplicada a processos ineficientes apenas amplia os efeitos negativos mais rapidamente.
Organização antiga + Tecnologia Nova = Organização Antiga Cara
Organização Nova + Tecnologia Nova = Organização Nova Competitiva
Suas duas modalidades distintas de ROI Diamond:
1. Para empresas com única unidade de negócio; único site; administração centralizada;
2. Empresas com distintas unidades de negócios; distribuída em várias sites; e administração descentralizada total ou parcialmente.
Apesar da crise econômica que afeta a América Latina, os investimentos em ERP continuam crescendo a passos largos. Nos últimos cinco anos, empresas de todos os tamnahos começaram a conscientizar-se da necessidade de melhorar seus processos de negócios. Todos estão fazendo – ou pelo menos dizendo fazer – “melhoria de processos”, “redesenho de processos” ou “reengenharia de processos”.
A elaboração de um business case é fundamental para uma empresa que pretende promover mudanças na sua estratégia organizacional ou na implantação de novos projetos, principalmente se o investimento envolvido na operação for de grande porte. Através do business case, a empresa consegue visualizar como o processo influenciará as variáveis do seu negócio e definir o retorno sobre o investimento (ROI) da iniciativa em questão.
O ROI Diamond pode mostrar que, para cada US$1,00 investido em ERP, quanto a empresa irá colher benefícios ao ano. O ROI Diamond viabiliza a correta definição do escopo do projeto. O fato de a empresa atuar em várias unidades de negócios diferentes cria uma complexidade bastante significativa na abordagem desses negócios. São mercados diferentes e unidades com características organizacionais também diferentes. Isso exige um planejamento adequado, com definição da abrangência e de onde se deve atuar.
Em função da velocidade com que o mercado competitivo exige respostas das empresas, a rapidez no encontro de soluções é um diferencial importante a favor das organizações, portanto, a intenção é:
· Realizar de uma forma rápida um estudo dirigido para apurar e garantir a ordem de grandeza dos investimentos e benefícios do projeto;
· Definição do escopo do projeto do ERP;
· Sugestão do cronograma de implementação;
· Definição de prioridades e recursos a serem alocados.
Verificação da viabilidade de um projeto ERP;
Identificação da potencialidade de benefícios da nova tecnologia;
Análise e cálculo do retorno que um investimento deste porte trará à organização.
Importância do planejamento de um projeto ERP:
· Real dimensão de um projeto ERP;
· Importância do planejamento e da antecipação dos benefícios
· Identificação dos impactos na organização;
· Obtenção do máximo de retorno destes impactos.
Identificação dos fatores críticos de sucesso para projetos ERP;
· Etapas que precisam de maior atenção;
· O que não pode ser esquecido.
Cálculo de ROI (Return on Investment) através do ROI Diamond:
· Etapas
· Envolvidos
Garantia do melhor retorno para o negócio da sua empresa;
· Práticas normalmente implementadas juntamente com o ERP;
· Onde estão e quais os ganhos normalmente obtidos.
Conheça e utilize o ROI Diamond como ferramenta de planejamento e implantação do ERP:
· Etapas
· Envolvidos
· A utilização do ROI Diamond durante a implantação do ERP.
Objetivos do ROI Diamond:
· Validar a necessidade da mudança dos sistemas;
· Identificar os custos e benefícios estratégicos/econômicos de implementação de um sistema integrado de gestão (ERP) na empresa;
· Verificar o alinhamento das estratégias da tecnologia de informação com as estratégias de negócio da empresa;
· Entender os desafios e questões-chave associadas à implementação de um ERP;
· Construir um consenso em toda a empresa sobre o valor do projeto;
· Suportar a decisão sobre a continuidade do projeto.
Metodologia:
· Justificativa econômica para o ERP;
· Fatores críticos para o sucesso;
· Fixação dos objetivos;
· Planejamento do processo;
· Seleção do projeto: avaliação dos sistemas, exame dos fornecedores;
· Definição da estratégia de implementação;
· Definição da estratégia da consultoria (definição de comitê diretivo; equipe de coordenação e times de análise; produtos a gerar pela análise; responsabilidades de cada grupo e de cada nível dentro do grupo; cronograma das macro atividades).
· Treinamento da equipe;
· Identificação das estratégias de negócio da empresa (definição dos drivers estratégicos da empresa);
· Identificação das estratégias para a tecnologia da informação;
· Alinhamento entre as estratégias;
· Identificação dos processos críticos dentro da organização (mapeamento dos processos);
· Redesenhos de processos: pontos críticos e desafios.
· Quantificação da performance dos processos críticos selecionados através de indicadores de desempenho;
· Quantificação de benefícios econômicos e impactos estratégicos das melhorias nos processos críticos;
· Estudo de iniciativas paralelas complementares e concorrentes para manter o foco principal do projeto;
· Mapeamento da abrangência do projeto (escopo);
· Identificação dos sistemas de informação em funcionamento;
· Identificação dos pontos fracos nos sistemas de informação, processos e modelos organizacionais;
· Análise da estrutura dos sistemas atuais e suas principais funcionalidades, interfaces e características de software e hardware;
· Elaboração do fluxo de materiais para melhorar a movimentação nas plantas;
· Desenvolvimento de um modelo de dados de produto e mercado para identificar cenários empresariais de cada um dos negócios analisados, contendo planos de ação para as oportunidades de curto prazo e futuras;
· Identificação do escopo organizacional para a alavancagem de benefícios;
· Análise dos principais “gaps” (hiatos) tecnológicos e de processos de modo a detectar as melhores oportunidades;
· Análise das oportunidades de melhoria para a organização
· Identificação de oportunidades de otimização organizacionais e operacionais em conformidade com cada ERP analisado;
· Análise comparativa de ERP’s, com os seguintes quesitos, entre outros:
· Modelagem das instalações;
· Atendimentos das necessidades;
· Logística e fluxo de trabalho;
· Relatórios;
· Administração do sistema;
· Integração dos módulos;
· Escalabilidade e flexibilidade de desdobramento;
· Adequação para o uso;
· Facilidade de implementação.
· Quantificar as diferenças existentes entre as necessidades operacionais futuras das unidades de negócios entre si e os “gaps” entre essas necessidades e as possibilidades de cada ERP analisado.
· Análise dos benefícios estratégicos e econômicos oriundos de uma nova tecnologia;
· Desenvolvimento de necessidades de investimentos, com foco nas áreas de maiores benefícios. O estudo do ROI Diamond é fundamental para manter o orçamento planejado no início. Isso porque investimentos adicionais necessários à obtenção de benefícios tangíveis podem ser antecipados, permitindo o reposicionamento de verbas internas ao projeto de áreas menos prioritárias.
· Estimativa dos investimentos necessários à implementação da tecnologia;
· Cálculo final do ROI – Retorno sobre Investimentos – do projeto.
· Elaboração do Relatório final contendo, entre outras:
· Identificação das principais oportunidades de melhoria em alinhamento com a implementação de cada ERP. As chances de melhoria dos processos são priorizadas considerando as necessidades de cada negócio no sentido de atender aos requerimentos dos usuários.
· Seleção dos cenários e processos de cada ERP a serem parametrizados para se alcançar os requisitos especificados para os processos futuros;
· Análise da diferenças entre os processos da unidades de negócio e empresas envolvidas no projeto, informação importante para definição da estratégia de implementação e “roll-out” de cada ERP;
· Consolidação da visão por processos empresariais, possibilitando a implentação “top-down” do sistema, onde as necessidades dos processos vão sendo detalhadas em níveis sucessivos de refinamento até chegar, finalmente, aos parâmetros das transações do sistema.
· As Companhias, freqüentemente têm dificuldades para conciliar pontos de vista, idéias, opiniões e informações de diferentes negócios e pessoal IT. Este guia ajuda a gerência a superar estas dificuldades fornecendo uma estrutura consistente para a seleção do processo e avaliações independentes dos principais vendedores e produtos. Num estilo claro e acessível , mostra aos usuários, gerentes e funcionários IT como explorar a tecnologia ERP, escolher soluções com sistemas apropriados e implementá-los com sucesso.
A Diamond conhece as suas necessidades, e poderá apresentar-lhe as mais avançadas soluções de gestão empresarial para o seu setor.
Conheça os principais impactos que uma iniciativa desta dimensão pode trazer à sua empresa.
A busca da Excelência Empresarial, através da reavaliação de desempenhos e busca de alternativas rápidas e eficientes para os seus negócios. Empresas de sucesso estão instalando centros de excelência utilizando a mais moderna tecnologia de informação e as melhores práticas de negócio para alavancar sua vantagem competitiva.
Esta é a hora de você também reorientar seus processos de negócio e seus sistemas de informação para que sua empresa obtenha o melhor retorno sobre investimentos (ROI) no menor prazo.
Diante deste contexto, a Diamond Business Consulting oferece o ROI Diamond, um completo serviço de consultoria sobre como maximizar o valor de sua iniciativa ERP, totalmente baseado em um eficaz método de cálculo de ROI, com avaliação de benefícios potenciais em cada área, discussão dos riscos envolvidos e minimização dos mesmos por meio de um bom planejamento do projeto.
Veja como o ROI Diamond pode auxiliar na alavancagem do compromisso de toda a organização com as mudanças culturais e de processos necessárias à renovação tecnológica e no sucesso do projeto, por meio de uma abordagem estruturada de planejamento do projeto e cálculo do ROI.
A Diamond analisa e recomenda as melhores práticas de negócio à Cadeia Global de Valor e as melhores tecnologias de informação que habilitam estas práticas.
Gestão de Processos
Auditoria - redesenhar processos
Custos desnecessários ou não planejados podem rapidamente pulverizar o lucro da sua empresa. A integração permite obter ganhos significativos em seus processos administrativos, eliminando redundâncias e controles que deixam de ser necessários em um ambiente integrado.
Concentre-se em seu core business e deixe a diamond reorientar seus processos de negócio e seus sistemas de informação por você.
A Auditoria e Redesenho de Processos questiona os processos atuais da empresa, e na medida em que o escopo do projeto contratado permitir, atuar na melhoria desses processos, e quando vinculado à implementação de ERP, que o mesmo venha a ser utilizado da forma mais aderente, o que certamente só otimizará a performance do sistema e a satisfação dos usuários no futuro.
Motivos para a auditoria e redesenho de processos existem e são muitos: pressão competitiva, clientes (são, cada vez mais, a razão de uma mudança radical nos processos), finanças (eficiente na eliminação dos custos desnecessários, por meio de reestruturações operacionais baseadas em processos, do que muitas outras alternativas), terceirização, fusão, cisão (reformular um processo que está destinado à terceirização antes de entregá-lo a uma empresa de fora), má infra-estrutura de Tecnologia da Informação (para não correr o risco de apoiar processos inadequados ou ineficientes), interdependências funcionais (melhor coordenação e administração, como por exemplo, entre produção e marketing e vendas).
É importante lembrar que visar apenas custos mais baixos é o primeiro passo para uma grande frustração futura. Há situações em que implementar um sistema importante sem rever os processos atuais e eliminar as ineficiências alojadas por anos na cultura, na história de sucesso, na burocracia interna, nos sistemas atuais, na forma de pensar dos executivos, e em premissas que nunca foram contestadas é, na melhor das hipóteses, subtilizar o potencial que o pacote poderia proporcionar. Além disso, não se deve desperdiçar a valiosa oportunidade que a implementação oferece à empresa, de evoluir, de otimizar os processos. Se a implementação se restringir a algumas funções, será difícil promover a necessária integração.