
Soluções eficientes para gestão empresarial
Governança Corporativa
A DIAMOND é empresa de capital fechado, mas por adotar as melhores práticas, recomendações e procedimentos de Governança Corporativa, dispõe também de praticamente todos os preceitos e documentações internas normalmente exigidas apenas para sociedades anônimas de capital aberto e com ações negociadas na Bolsa de Valores.
ORGANOGRAMA
A estruturação administrativa da DIAMOND considera seu posicionamento estratégico, os princípios da governança, e seus graus de competitividade, de potencialidade de mercado, de sua qualificação profissional e de suas soluções, além de seu foco na gestão por resultados e na orientação a processos de negócios. Conheça a seguir os principais elementos que compõem o organograma da DIAMOND:

_____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________
· Conselho Familiar
Sociedades são constituídas por pessoas, e pessoas fazem parte de uma família, independentemente do nível de seu envolvimento com os negócios. Seguindo tal fundamento, a DIAMOND constituiu grupo formado para discussão de assuntos familiares, da preservação de seus valores, e para o tratamento das expectativas de seus componentes quanto à organização, planejamento da sucessão, entre outros.
· Quadro Societário
É o órgão soberano da DIAMOND, destacando-se entre suas principais competências, as deliberações sobre: modificações de capital social, alteração da sociedade, eleições de conselheiros e administradores, prestação de contas e demonstrações financeiras, aprovações de investimentos e planejamentos orçamentários, posicionamento estratégico, entre outras.
· Conselho Fiscal
Sua principal prerrogativa é a de, sob liberdade de ação individual de seus conselheiros, fiscalizar os atos dos administradores da DIAMOND, de verificar o cumprimento de seus deveres legais e estatutários, de analisar as informações econômico-financeiras, além de opinar, denunciar, sugerir e solicitar providências.
· Conselho de Administração
Tem o papel de definir e decidir a direção estratégica da DIAMOND a partir de seus valores, propósitos e interesses, assegurando os melhores retornos dos investimentos em longo prazo e administrando o equilíbrio das expectativas das partes interessadas, apoiando e supervisionando continuamente a gestão corporativa. Sua composição, contando com Presidente, Conselheiros internos, externos e independentes, suas atribuições e regramentos estão constituídos em Regimento Interno específico.
· Comitê de Auditoria: Tem como funções principais analisar as demonstrações contábeis e financeiras, promover o monitoramento da obediência às normas legais e internas, a supervisão e a responsabilização de seus gestores, a gestão e o monitoramento de riscos e contingências, e garantir o desenvolvimento de adequados e eficientes controles internos, perseguindo a melhoria contínua de processos e práticas de gestão.
· Comitê de Recursos Humanos: Sua atribuição é tratar questões relacionadas à sucessão, carreira, remuneração e desenvolvimento de pessoas, além do estabelecimento de critérios de seleção, de competências exigidas, e de foco em resultados conectados ao planejamento estratégico da DIAMOND.
· Ouvidoria: Trata-se de canal próprio da DIAMOND para receber opiniões, críticas, denúncias e reclamações, mantendo o anonimato ou a confidencialidade de suas origens, a fim de promover as apurações e providências necessárias, servindo como ótimo instrumento de gestão e conformidade, aproximando a empresa a seus clientes e usuários, atuando na mediação de eventuais conflitos e assegurando suas soluções.
Conheça mais sobre o Fundador da DIAMOND e atualmente Presidente do Conselho de Administração em https://www.linkedin.com/pub/com-robson-lu%C3%ADs-puton/1/60b/751?trk=seokp_posts_secondary_cluster_res_author_name
· Presidência
O Chief Executive Officer (Diretor-Presidente) é responsável pela gestão profissional da DIAMOND e pela execução das diretrizes e coordenação das Diretorias, tendo a incumbência de elaborar e implantar todos os processos operacionais, financeiros e respectivos controles internos, assegurando a transparência e a prestação de contas, o atingimento dos resultados previstos e zelando pelo cumprimento integral das normativas legais e internas.
· Gestão Administrativa
É a divisão responsável pelos serviços administrativos internos da DIAMOND, e possui atribuições que, subordinadas à gestão estratégica da empresa, respondem pela gestão organizacional (qualidade, processos, projetos, capacitação), operacional (controladoria, contabilidade, finanças, prestação de serviços, recursos humanos e assessoria advocatícia), comercial e de Tecnologia da Informação, sendo todas estas funções operacionalizadas pela estrutura de SSC ou Serviços Corporativos Compartilhados.
· Gestão Corporativa Compartilhada
Também conhecida como Divisão de SSC (Shared Services Centers) ou CSC (Centro de Serviços Compartilhados), esta é uma das áreas com maior número de colaboradores da DIAMOND, contando com a disponibilidade de excelentes ferramentas corporativas e total capacidade de gerir remotamente as rotinas processos empresariais, devidamente estruturados e organizados em equipes altamente qualificadas conforme foco de gestão:
· Comitê de Gestão Integrada: formado pelos gestores das demais divisões, tem a função de somar ao SSC as competências dos profissionais de campo da DIAMOND, tais como consultores, auditores, conselheiros, para implantação das melhores práticas e processos ao SSC e com vistas à melhoria contínua dos serviços prestados.
· Gestão Estratégica: Planejamento Estratégico, Governança Corporativa, Sustentabilidade Socioambiental, Sucessão e Proteção Patrimonial, Inovação e Novos Negócios.
· Gestão de Marketing: Comunicações, Criação, Planejamento Mercadológico, Redação, Produção e Mídia.
· Gestão de Clientes: Administração de Vendas, e-Commerce, Licitações, Relacionamento com Clientes, Comércio Exterior.
· Gestão Contábil e Financeira: Planejamento Tributário, Auditoria, Contabilidade, Controladoria, Finanças, Gestão Patrimonial.
· Gestão de Tecnologia da Informação: Infraestrutura e Telecomunicações, Análise e Implantação de Sistemas, Desenvolvimento e Manutenção; Suporte a Usuários.
· Gestão de Relações Comerciais: Contratos, Regulamentos, Acordos, Negociações, Notificações, Arbitragem e Contenciosos.
· Gestão Operacional: Logística, Aquisições, Compras, Suprimentos, Administração da Produção, Gestão de Serviços, Gestão de Obras.
· Gestão Organizacional: Normatização e Controle, Auditoria e Certificação da Qualidade, Metodologias e Processos, Gestão de Projetos.
· Gestão de Pessoal: Recrutamento e Seleção, Administração de Pessoal, Medicina e Segurança, Desenvolvimento de Pessoal, Remuneração e Benefícios, Serviços de Terceiros.
· Gestão Estratégica e de Resultados
Responsável pelo planejamento e execução das diretrizes estratégicas da companhia, trata da relação entre a DIAMOND e seu ambiente externo, especialmente diante da sociedade, do mercado e das oportunidades.
· Gestão de Marketing e Clientes
A diretoria é responsável pelo desempenho comercial da DIAMOND e seu relacionamento com clientes, pelo desenvolvimento de ações de marketing institucional, de publicidade, planejamento mercadológico e de alianças empresariais voltadas à oferta de serviços e soluções corporativas ao mercado de atuação, abrangendo indústrias, comércios, serviços e governo, além de ser responsável por toda a comunicação da empresa e pela editoração e publicação da Revista Diamond Ideas. As operações relacionadas ao Marketing e Comercial são desenvolvidas pela estrutura de SSC, CSC ou Serviços Corporativos Compartilhados.
· Comitê de Inovações, Alianças e Soluções Corporativas: a identificação e promoção de produtos, serviços e tecnologias ao mercado corporativo, assim como o estabelecimento de suas políticas comerciais inovadoras, lucrativas, sustentáveis e geradoras de alto impacto positivo a nossos clientes, são os objetivos maiores deste comitê. Tem também a responsabilidade ímpar de descobrir, observar, avaliar, planejar e investir em novas e diversificadas oportunidades de negócios, desde que coincidentes com as políticas, princípios e valores institucionais da DIAMOND e que promovam excelentes taxas de retorno de investimentos, tanto institucional quanto operacional. Possui a prerrogativa da criação, avaliação, desenvolvimento e estruturação de soluções, produtos e negócios inovadores e altamente diferenciados, seja através de insights internos com esforços privativos da DIAMOND ou através da realização de integração com os maiores e mais importantes players do mercado mundial de serviços e soluções.
· Comitê de Franqueados: incentivado pela própria Franqueadora, o comitê que representa a totalidade de Franqueados da DIAMOND reúne-se frequentemente com a Diretoria de Franquias para a análise de oportunidades de melhoria contínua para ambas as partes, agregando valor e mantendo as instituições cada vez mais sólidas, integradas e fortalecidas.
· Franquias DIAMOND
Responsável pela administração das operações de franchising da DIAMOND, e consequente expansão e comercialização de serviços e soluções através de Franquias DIAMOND Consulting, Franquias DIAMOND Solutions e Franquias DIAMOND Shared Services Center, a diretoria detém metodologia plena e estudos aprofundados para análise mercadológica, de investimentos, de sistemas e de capacitação de franqueados.
· Gestão de Projetos e Soluções
Responsável por todas as atividades de campo relacionadas às soluções e serviços comercializados pela DIAMOND, cabendo-lhe o melhor gerenciamento da alocação dos nossos consultores e especialistas, para a perfeita satisfação e atendimento às expectativas e encantamento de nossos Clientes.
· Assessorias e Consultorias
Tem a função de promover soluções em serviços de gestão profissional corporativa empresarial, tanto em nível de projetos específicos quanto de forma contínua, aplicáveis às diversas áreas de uma organização, contando com profissionais de alta competência e metodologias próprias que assegurem os resultados planejados.
· Soluções de Sistemas da Informação
O desenvolvimento e fornecimento de serviços e soluções DIAMOND inclusos na ampla esfera de Sistemas da Informação é o grande desafio, sejam eles relacionados a softwares, aplicativos, plataformas, bancos de dados, e até mesmo disponibilidade de hardwares e infraestrutura tecnológica.
· Auditorias e Perícias
Divisão da Diamond focada no desenvolvimento de negócios dessa importante e complexa ciência técnico-contábil, e de grande responsabilidade e impacto perante nossos clientes, especialmente diante dos níveis de segurança, confiabilidade e de controles sobre a gestão de negócios empresariais e sobre a segurança das decisões judiciais fundamentadas em nossas periciais contábeis e de tecnologia da informação, tanto na área pública quanto privada.
· Gestão de Capacitação Corporativa
Implantar a universidade corporativa da DIAMOND com o objetivo de capacitar profissionais e equipes para a busca da eficiência empresarial, disponibilizando estratégias revolucionárias de conhecimento, através de treinamentos in company, cursos on line, profissionalizantes, lato sensu, entre outros, é o desafio desta divisão.
· Comitê Pedagógico: a responsabilidade da definição e implantação do melhor conteúdo programático, corpo docente, estrutura de apoio, ensino, pesquisa e extensão, é a linha motivadora desta equipe, que se reúne periodicamente para o estabelecimento das melhores e mais audaciosas estratégias de capacitação corporativa da DIAMOND.
NORMATIZAÇÕES
Mais do que simplesmente atender à legislação e obrigações sociais, fiscais e tributárias, a DIAMOND cumpre seu papel diante da boa governança em informar e disponibilizar às partes interessadas as informações que sejam de seus interesses, não se limitando àquelas relacionadas ao desempenho econômico-financeiro, mas também os demais fatores, tangíveis e intangíveis, que geram valor a sua estrutura e organização.
Dessa forma, a documentação abaixo é restrita à utilização interna, e desde que liberada pelo Departamento da Ouvidoria e Comunicação da DIAMOND, poderá ser consultada por partes relacionadas, como sócios, conselheiros, clientes, fornecedores, parceiros de negócios, franqueados e colaboradores:
· Contrato Social Consolidado
· Alterações do Contrato Social
· Acordo de Quotistas
· Regimento do Conselho de Administração
· Regimento do Conselho Fiscal
· Regimento do Conselho Familiar
· Regimento do Comitê de Franqueados
· Regimento do Comitê de Auditoria
· Regimento do Comitê de Recursos Humanos
· Reuniões de Sócios ou Assembleia Geral
· Política de Dividendos
· Política de Ouvidoria
· Política da Qualidade
· Política de Desenvolvimento de Pessoal
· Política de Divulgação de Informações
· Política de Contribuições e Doações
· Política de Suprimentos
· Política de Responsabilidade Socioambiental
· Plano de Cargos e Salários
· Manual da Qualidade
· Política de Gestão de Riscos
· Código de Conduta e Ética
· Metodologia de trabalho
· Regras de Sucessão
· Plano de Carreira
· Manual de Identidade Visual
INFORMAÇÕES CORPORATIVAS
Adotando uma política clara de comunicação e de relacionamento com as partes interessadas, a DIAMOND divulga de forma completa, objetiva, com equidade e sempre que possível de forma imediata, relatórios e informações periódicas relativas a aspectos de suas atividades empresariais, incluindo as de ordem socioambiental, as informações contábeis e financeiras, fatos e atos relevantes, assim como atividades e definições importantes dos Conselhos.
A documentação abaixo é restrita à utilização interna, e desde que liberada pelo Departamento da Ouvidoria e Comunicação da DIAMOND, poderá ser consultada por partes relacionadas, como sócios, conselheiros, clientes, fornecedores, parceiros de negócios, franqueados e colaboradores:
· Demonstrações Financeiras
· Comunicados
· Mercado de Atuação
· Relatórios Anuais
· Balanço Social
_____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________
Selecione abaixo o mercado que Você atua e conheça mais sobre nossas soluções para sua empresa: